Prefeitura divulga agenda das oficinas de bairro do plano Salvador 500

A prefeitura divulgou a agenda da primeira rodada das oficinas de bairro para elaboração do Plano Salvador 500¹. As datas foram disponibilizadas nesta quarta-feira, 29, no portal www.plano500.salvador.ba.gov.br. A informação chega apenas a poucos dias da realização da primeira oficina, que envolve localidades da prefeitura bairro do Subúrbio e está marcada para este sábado, 1 de novembro.

Oficina Subúrbio-Ilha

As oficinas de bairro cumprem o importante papel de abrir o diálogo com os moradores das diversas partes da cidade no processo de construção do plano que deve ser responsável por orientar o desenvolvimento de Salvador para os próximos 35 anos.

Ao todo estão previstos dois ciclos de 16 oficinas distribuídas em 16 áreas de dez prefeituras bairro. No primeiro ciclo a prefeitura pretende ouvir os moradores sobre a situação atual da cidade (diagnóstico); no segundo, discutir propostas para a “Salvador que queremos”. Os métodos para tanto, contudo, não foram anunciados.

Para que possam ser bem sucedidas é necessário que as oficinas contem com a participação dos cidadãos e moradores interessados. Isto requer anterior e ampla divulgação nos bairros que constituem cada área abrangida por uma oficina. Por exemplo, a primeira oficina – “Subúrbio e Ilha de Maré” – abrange os bairros de: Alto da Terezinha, Coutos, Fazenda Coutos, Itacaranha, Nova Constituinte, Paripe, Periperi, Plataforma, Praia Grande, Rio Sena, São João do Cabrito, São Tomé e Ilha de Maré.

(Confira aqui onde seu bairro se encontra, bem como a data e local de realização da oficina da qual ele faz parte).

As oficinas bairro terão duração de quatro horas. Aqui seguem, os locais e datas do primeiro ciclo divulgado.

Lista na ordem2


¹_ Projeto de iniciativa do executivo municipal que pretende, ao promover a revisão da lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS), formular o planejamento urbano do município para os próximos 35 anos, quando ele completará 500 anos.

3 comentários em “Prefeitura divulga agenda das oficinas de bairro do plano Salvador 500

  • 6 de novembro de 2014 a 01:10
    Permalink

    Olá Rivanda,

    A Prefeitura empossou o Conselho Municipal de Salvador no dia 27/10 e fez a divulgação da agenda das oficinas no dia 28/10, sendo que a primeira oficina marcada já foi no sábado 01/11, ou seja, com pouquíssimo tempo para mobilização. Não houve participação do Conselho Municipal de Salvador na primeira oficina. Já as Prefeituras bairro se fizeram presentes.

    Estamos acompanhando as oficinas da prefeitura para a construção do Plano Salvador 500 e observando essas e outras questões em busca de garantir a qualidade do processo.

    Atenciosamente,

    Equipe Participa Salvador

    Responder
  • Pingback: Baixa presença de moradores cancela oficina bairro do Salvador 500 na Liberdade | PARTICIPA SALVADOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *