Prefeitura divulga documento que analisa PDDU e Louos atuais

A Prefeitura Municipal de Salvador divulgou no último dia 27 de julho (segunda-feira) o P4.1 – Relatório: Avaliação do PDDU e da LOUOS em vigor e respectivas justificativas e recomendações para a proposta de revisão destes instrumentos.  Trata-se de um documento encomendado à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que dá continuidade aos diagnósticos que baseiam o Plano Salvador 500. O Participa Salvador já planeja analisar este documento junto aos pareceristas que analisaram o Relatório de Caracterização Atual. Seu conteúdo deverá ser apresentado em audiência pública, ainda não agendada.

O principal desafio aqui continua sendo a aproximação entre linguagem técnica e sociedade civil. Tanto o P4.1 como o Relatório anterior a ele não se esforçaram para apresentar de forma clara com a população esperada nas audiências públicas – não somente técnicos, mas moradores da cidade de Salvador sem nenhum vínculo com a técnica da arquitetura e do urbanismo.

Veja aqui como foram as audiências públicas que discutiram o Relatório de Caracterização Atual.

Espera-se que a apresentação do P4.1 venha acompanhada de um formato acessível, com gráficos que façam a relação entre PDDU e Louos, apontando suas contradições e pontos que devem ser questionados, deixando claro de que forma afetam diretamente a vida das pessoas em Salvador. Desta forma, a população poderá não só compreender, mas ser atraída pelo tema. Somente assim pode ser garantido um debate real e concreto, e não somente uma apresentação de dados sem contextualização.

Confira aqui o arquivo do P4.1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *