Links

Reunimos aqui alguns links de sites, blogs e grupos que ampliam a informação e discussão sobre o planejamento urbano.

Volte sempre aqui, lista em constante atualização!

Plano Salvador 500 – Site oficial da Prefeitura Municipal de Salvador com as informações oficiais sobre o Plano Salvador 500, com arquivo de documentos, agenda e outras informações úteis para acompanhar o processo.

Urbanidades – Urbanismo, Planejamento Urbano e Planos Diretores. Textos sobre assuntos relacionados ao urbanismo, explicações de termos técnicos, divulgação de livros, artigos e eventos afins ao tema. Estimula debates e abre espaço de discussão e interação com os leitores.

Instituto Pólis – Voltada para dirigentes e técnicos que operam políticas municipais, entidades populares e lideranças comunitárias envolvidas nos processos decisórios de gestão municipal. Para desenvolver atividades na área de formação, o Instituto Pólis organiza cursos, workshops, encontros e seminários de âmbito local, nacional e internacional, além de produzir publicações, livros, revistas, cartilhas, vídeos, sessões de cineclube e páginas-web destinadas a sua comunicação.

Blog da Raquel Rolnik – Raquel é urbanista e professora da USP, e foi relatora da ONU para o Direito à Moradia. O blog tem publicações com a opinião dela sobre os mais diversos assuntos relacionados ao urbanismo, reprodução de colunas que ela escreveu em jornais, além de divulgação de eventos, entre outras coisas.

Cidade para Pessoas – Rede de conteúdo e conexões urbanas. Tem como objetivo gerar repertório, por meio de reportagens e ilustrações, sobre como melhorar as cidades e fazer conexões entre os setores que as moldam, como iniciativa privada, academia, poder público e sociedade civil, para que deixem um bom legado urbano em sua atuação. Atualmente está desatualizado, mas o conteúdo arquivado ainda é muito útil para consulta.

Capacidades – Cursos de capacitação oferecidos pelo Programa Nacional de Capacitação das Cidades – PNCC do Ministério das Cidades. A necessidade de aprofundamento do processo democrático torna imprescindível a incorporação de todos os agentes sociais no processo de construção de uma política urbana democrática e descentralizada, integrada e eficiente. Nesse contexto, a capacitação de agentes públicos e sociais para as políticas públicas urbanas integradas constitui uma das tarefas mais importantes do Ministério das Cidades no processo de promoção do Direito à Cidade e da inclusão social.

Sociedade Brasileira de Urbanismo – A Sociedade Brasileira de Urbanismo (SBU) é uma Associação Civil sem fins lucrativos, fundada em Salvador-BA, por egressos do curso de bacharelado em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 15 de maio de 2003, e registrada legalmente no mesmo ano. A SBU representa os urbanistas e atua frente a assuntos referentes à questão urbana.

Rua de Gente – O objetivo desse blog é contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas que vivem no ambiente urbano, a princípio focado em Salvador, além de incentivar o debate a respeito de projetos e políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana sustentável, com a ampliação do espaço destinado aos pedestres e ciclistas e ao convívio das pessoas nas ruas da cidade.

Baú da Cidade – baú é um arquivo em permanente construção de todo o conhecimento produzido na Escola da Cidade. Organizado como um programa de estágios do Núcleo de Comunicação da Escola da Cidade, o baú é um arquivo de documentação audiovisual gerido pelos alunos e tem como objetivo abrir as discussões sobre arquitetura e suas fronteiras urbanas para além dos limites da universidade. Seu objetivo consiste em captar, organizar e publicar de forma clara e envolvente a produção dos cursos e disciplinas, disponibilizando esses materiais numa plataforma aberta de pesquisa e referência, além de oferecer um momento para discussão das questões da visualidade na arquitetura, incentivando produções autorais dos alunos participantes.

GRUPOS NO FACEBOOK

O Facebook é hoje uma ferramenta muito usada para discussão e fóruns no universo online. Separamos aqui alguns grupos disponíveis nesta plataforma que discutem as questões urbanísticas tanto em nível local (Salvador) como nacional. Confira!

Curso de Urbanismo – UNEB – Grupo para discussões sobre assuntos relacionados ao curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Como é formado pelos estudantes, é um ambiente propício para estimular o debate.

Nosso bairro é 2 de Julho – Grupo insurgente para discutir, questionar e intervir no plano urbanístico da Prefeitura Municipal de Salvador para este tradicional, histórico e cultural sítio de Salvador, que altera de modo radical suas características social, simbólica e arquitetonicamente. Um dos movimentos sociais de bairro organizados também em plataformas digitais.

Direitos Urbanos – Grupo para discutir não só os problemas da cidade do Salvador, mas também ideias, propostas, novos rumos. A ideia é juntar pessoas interessadas em uma cidade pensada realmente para as pessoas.

Rua de Gente – Esse grupo tem o objetivo de divulgar um novo urbanismo, que vê a rua como um espaço das pessoas.
As cidades devem ser projetadas e construídas com ruas destinadas ao convívio, ao lazer, às atividades
físicas e ao deslocamento, visando antes de tudo o morador, e não os carros que passam e se vão. O grupo de formou a partir do blog homônimo.

Sociedade Brasileira de Urbanismo – Este grupo foi criado para mobilizar os egressos do curso de Urbanismo, os profissionais urbanistas, para debater assuntos referentes à questão urbana, ao urbanismo como campo do conhecimento e de atuação profissional, assim como organizar seus membros para promover nossa valorização.

FAUFBA – Grupo oficial para reunir alunos, professores, amigos e simpatizantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia.

Moradores do Rio Vermelho contra obras da “nova orla” – Grupo que reúne cidadãos soteropolitanos que questionam as obras de requalificação do bairro, projeto proposto pela PMS e já colocada em prática desde junho de 2015. O grupo questiona a falta de respeito com a história do bairro, bem como os problemas do trânsito no local, e argumentam que a PMS está ignorando a opinião dos moradores do bairro.

 

7 comentários em “Links

  • 28 de junho de 2016 a 02:59
    Permalink

    Hallo meine Liebe,schön zu lesen, dass dein Nichtbloggen ganz einfach nur mit Streß zu tun hat, du aber ansonsten gesund bist.schöne Post ist da bei dir eingetroffen, da kann ich deine Freude veer¼ehsnWÃtnsche dir einen schönen sonnigen SonntagAnja

    Responder
  • 19 de outubro de 2016 a 15:56
    Permalink

    Jan M. Fijor pisze:Ja pisze o ludziach myslacych tak jak pan – symbole – tak, materia – nie. A postep, bogactwo, dorobek sa realne, nie symboliczne. My jestesmy mistrzami w pomnikach, zniczach, minutach ciszy, orderach i calej symbolice, a ja uwazam, ze liczy sie konkioret czyli efekt ostateczny. Jacy Europejczycy, jakiej Polski? jaki jest interes Polski, albo Polakow? Bardzo bym chcial wiedzic, mialbym od razu 38 mln klientow. Uklony Jan M Fijor

    Responder
  • 22 de outubro de 2016 a 17:20
    Permalink

    Kävin juuri äsken katsomassa Toijalan kirjaston valikoimaa. Luonnontiedettä onkin kokonainen hylly, ja rajatiedolle on omistettu vastaavan kokoisesta hyllystä n. 1/6. Tämä on hyvä uutinen.Sitten se huono uutinen. Dawkinsin kirjojen, solubiologiateosten ja muun biologian seassa seisoo kaksi Pälikön Taustaa-kirjaa. Juuri sitä karmeinta kreationistiroskaa. Käyn huomenna ottamassa valokuvan hyllystä. Pitää varmaan ensin kysyä lupa valokuvaukselle.

    Responder
  • 16 de novembro de 2016 a 00:26
    Permalink

    whoa, ang comprehensive!question: can a hindu be a buddhist at the same time? la lang. dito kasi sa pinas they have buddhas but they get married in our catholic church…

    Responder
  • 6 de janeiro de 2017 a 16:59
    Permalink

    Shore who cares about the room sizes when “WELCOME TO 57 ADAMS PLACE..This Home exudes lots of warmth, character and great energy. Beautiful Tree Lined Street, the property is over 200 ft deep.“

    Responder
  • 24 de fevereiro de 2017 a 19:15
    Permalink

    Heeey embe! “He’d give up oxygen before he’d give up singing – he can’t be detach himself from something that’s running through his veins” …love that!You would have thought Melinda would have learned a thing or two about class after being with the “kid” the last few months.Sara B tweet Think I’ll go to itunes and spend a buck on King Of Anything

    Responder
  • 9 de março de 2017 a 20:42
    Permalink

    Way to break stereotypes, The Undiscovered Jew.Next time you should try being even more prickly.I'm not kidding. Medvedev's mother is actually Jewish.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *